sábado, 31 de janeiro de 2015

AÇÃO SOLIDÁRIA: AS MENINAS DO LSM NO HOSPITAL INFANTIL "LUIS FRANÇA"


Um dos objetivos na educação com as crianças e adolescentes no Lar Santa Mônica é valorizar o que

 é comum, ou seja, educar para a partilha, a solidariedade à caridade são alguns valores que ao passar do tempo são ensinado às meninas  no intuito de que cada um possa pensar mais no próximo e se transformar em um ser humano melhor.


Essa realidade da partilha muitas vezes se torna difícil cultivar no interior das meninas, pelo fato de muitas delas não terem a experiência anterior de celebrar momentos que são de vida.



E uma vez estando no Lar Santa Monica, muitos grupos vem celebrar com elas esses momentos fortes e importantes, onde as meninas muitas vezes recebem além da amizade, da atenção, do amor, também recebem presentes e  lembrançinhas que vão aos poucos tornando possíveis de serem partilhados.
Contrapondo a uma falsa ideologia consumista e egocêntrica da sociedade moderna, os educadores realizam o trabalho de conscientização do bem comum. Quantos gostariam de ter e não podem ( assim como elas no passado) e dentro dessa perspectiva surgiu através do convite de uma das entidades que compõe o CEU ( Comunidade Novos Horizontes) e o interesse das meninas, a ação solidária do natal. O propósito era redescobrir, reviver e anunciar o Verdadeiro Sentido do Natal.
O local escolhido foi um Hospital de Fortaleza que atende somente crianças ( Hospital Infantil Luis de França).
As meninas junto com os educadores ensaiaram uma peça teatral, onde se falava do grande Amor que Deus tem por nós, e sendo ele o próprio Amor, nos deu como  presente seu Filho Amado na noite de Natal.
Como gesto concreto as meninas partilharam do que tinham, doaram seus presentes que receberam durante as visitas de grupos e pessoas amigas, repartiram os  bombons e o mais importante ofereçam  aquelas crianças o que elas tem de mais precioso, o seu abraço, o sorriso e o Amor recebido através de todos que formam a grande família do Lar Santa Mônica.
Na verdade a luz do Natal não está nas velas, nos piscas-piscas, nas ornamentações cheias de brilhos.  A Verdadeira Luz vem do Amor que está no coração de cada um, da Luz de Jesus que brilha a cada dia quando nos propomos a fazer o bem, quando acolhemos os mais pequeninos, quando nos disponibilizamos a juntar as forças para que o mundo ao nosso redor possa ser melhor...
Assim aprendemos com todos que se juntam a nós e com nossas crianças, que é dando que se recebe e isso só é possível quando colocamos em nosso coração, na nossa vida que a  MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA...
 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário