quinta-feira, 13 de julho de 2017

ACOLHER POR ENTEIRO


O Serviço Social do Lar Santa Mônica tem a responsabilidade de manter todas as ações de atendimento e jurídico do acolhimento institucional constantemente atualizado. Além de promover encaminhamentos referentes às acolhidas e suas famílias. Através de um processo de escuta qualificada com a acolhida e sua família nuclear e ampliada. Avaliamos juntamente com a Equipe Técnica que é formada por Psicólogas, Pedagoga e Direção, as condutas mais conveniente da manutenção de vinculo da criança ou adolescente acolhida e sua respectiva família. Neste tramite estar às visitas domiciliares e institucionais realizada pelo Serviço Social que por sua vez aciona também diligências junto ao Conselho Tutelar de Fortaleza e os Centros de Referências de Assistência Social (CRASs e CREASs) para que possam nos auxiliar com a questão do estudo de caso e possamos atualizar o processo de acolhimento das meninas sob medida de proteção. 


O Serviço Social do Lar Santa Mônica também é responsável de receber denuncias e demandas de acolhimento institucional que neste semestre foi bastante marcado pela transferência institucional de varias crianças e adolescentes do ambiente de acolhimento da Prefeitura de Fortaleza, foram 8 meninas provenientes destes espaços, pois as mesmas se adequa melhor ao perfil e segundo a Central de Vagas da Prefeitura de Fortaleza, temos melhores ações para o atendimento exclusivo ao perfil de violência sexual. O Setor de Assistência Social da entidade tem a incumbência de viabilizar o acesso a cidadania de todas as acolhidas, sendo assim neste semestre podemos afirmar que tem se conseguido a atualização e confecção dos documentos básicos para cidadania de toda criança e adolescente, como Certidões de Nascimentos, Identidades, CPFs, Títulos de Eleitor, Carteiras de Trabalho. Com isto se torna possível, no caso das adolescentes a partir dos 16 anos de idade, providenciar cursos de capacitação profissional, que neste semestre podemos contabilizar 4 adolescentes devidamente inseridas neste processo de protagonismo juvenil e preparação para o mercado de trabalho.

O Serviço Social do Lar Santa Mônica é um setor multidisciplinar que para seu trabalho obter resultados satisfatórios se faz necessário sua comunicação com outros setores de atendimento, todas as ações promovidas pelo serviço social somente obteve efeito por estar dentro de um conjunto técnico institucional que promove o resgate integral do desenvolvimento de cada criança e adolescente acolhida e atendida pelo Lar Santa Mônica.


                                                                              Parquinho do LSM: Amarelos Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário