sexta-feira, 14 de julho de 2017

NUDEM COLABORA NO CAPSA

Palestra no CAPSA
Trabalhando como uma forma preventiva, a ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS (ABARF), realiza atividades psicossociais no CAPSA- Centro de Atendimento Psicossocial Santo Agostinho, situado na Av. 20 de Janeiro  na Barra do Ceará.


Todas as sextas-feiras são atendidas cerca de 30 mulheres, totalizando em média  120 atendimentos mensais as famílias da periferia de Fortaleza.
De uma forma indireta o projeto atende em média mais de 800 pessoas, que através das mulheres (mães de famílias), recebem encaminhamentos para garantir seu direito à cidadania (CRAS –CREAS – CAPS-AD e outros).
Também são realizadas palestras socioeducativas, associadas a círculos de conversas, ministradas pelos profissionais do CAPSA – assistente social e psicóloga, assim como pessoas convidadas, provindas de diversos órgãos públicos ou privado, (dependendo da temática abordada).
 Nesse semestre foi o Núcleo ou Defensoria Especializado/a na Defesa das Mulheres (NUDEM) que disponibilizou profissionais qualificados desse órgão para realizar as palestras com as mulhures atendidas no CAPSA.
O NUDEM constitui o espaço de atendimento jurídico à mulher em situação de violência, responsável por prestar orientação jurídica e a defesa em juízo, em todos os graus, das cidadãs de baixa renda.
Os profissionais Elvira Machado (Assistente Social), Úrsula Goês (psicóloga) e Daniel Monteiro (defensor pública), abordaram os diversos tipos de violência contra a mulher. Entre eles estavam os dez mais comuns e que muitas vezes não são considerados pela própria vitima como sendo uma forma de abuso e ou violência: humilhar, xingar e diminuir a autoestima; tirar a liberdade de crença; fazer a mulher achar que está ficando louca; controlar e oprimir a mulher; expor a vida íntima; atirar objetos, sacudir e apertar os braços; forçar atos sexuais desconfortáveis; impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar; controlar o dinheiro ou reter documentos; quebrar objetos da mulher.
Nesse ato foi firmada uma parceria entre CAPSA e NUDEM, no sentido desse órgão atender todas as demandas encaminhadas pela Associação. 

                                                                                         ( Imagem 2 -CAPSA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário