terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SOLENIDADE NO CONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU


O dia 21 de Janeiro de 2018 passará á memória do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) como um dos momentos históricos de esta obra social e religiosa em Fortaleza. Nesse dia foram inauguradas, com a presença de umas cinco mil pessoas, as obras construídas com a ajuda enviada pelo Papa Francisco com motivo do Ano da Misericórdia. A solenidade contou com a presença do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e mais 6 bispos vindo de outras partes do Brasil, e do governador Camilo Santana. Os Agostinianos Recoletos estiveram representados na pessoa do frei José Alberto Moreno, diretor do Lar Santa Mônica, que na ocasião ficou também representando ao CEU como conselheiro geral, na ausência do Presidente e dos outros dois conselheiros.
Arcebispo de Fortaleza com os outros seis bispos concelebrantes

Estas obras Papais do CEU são constituídas pelo “Patio Uirapuru”, composto por seis salas comerciais e também pelo “Espaço da Paz”, que conta com auditório climatizado para 200 pessoas, cozinha... entre outros. Os dois equipamentos estão disponíveis para aluguel.
Visita no Lar Santa Mônica
A Cancão Nova já tem alugado duas salas para colocar sua loja de artigos religiosos. Também uma agencia de viagens e peregrinações já tem alugado outra das salas. Toda a renda será revertida para suprir as necessidades financeiras de manutenção do CEU.
Inauguração do Espaço da Paz

O CEU tem sido uma das três instituições brasileiras beneficiadas das Obras Papais a traves do financiamento realizado pela organização eclesial ”Ajuda a Igreja que Sofre (AIS).


O dia começou com a acolhida por parte dos Conselheiros do CEU aos bispos e a equipe da AIS no Hotel Recanto Uirapuru. Após as apresentações foi projetado o vídeo institucional do CEU. Os convidados saíram depois para conhecer um pouco o CEU, detendo-se na Casa Sol Nascente que cuida de pessoas portadoras do vírus HIV e no Lar Santa Mônica que cuida de crianças e adolescentes vitimas de violência. No LSM o diretor explicou aos visitantes algumas das peculiaridades do acolhimento e depois foram nas casas conhecer as crianças que esperavam ansiosas tão ilustres visitas. Tudo muito breve mas em um clima de grande carinho e ternura.

Inauguração do Patio Uirapuru
A tarde esteve repleta de momentos significativos. O lanche com a recepção no Espaço da Paz do governador e outros políticos, momento que concluiu com a benção que o Arcebispo fez do local. Após fomos ate o próximo Patio Uirapuru onde o Arcebispo inaugurou e abençoou as instalações e entregou as chaves simbolicamente aos representantes do CEU.

Governador do Ceara e demais autoridades
Já nesse momento se escutavam as musicas e orações do palco colocado a poucos metros onde Pe. Antonio Furtado e o ministério de musica da Comunidade Catolica Shalom animavam o terço da misericórdia com numerosa afluência de publico. A comitiva se encaminhou para o palco onde teve o momento solene da apresentação dos representantes da AIS e onde o governador do Ceara teve uma fala muito significativa, reconhecendo que o trabalho desenvolvido pelo CEU é de grande importância para o Estado: “Estamos aqui entregando a parte de pavimentação asfáltica dentro do Condominio e estamos com outras obras, como a urbanização da lagoa”, falou.
Igreja do Stmo. Sacramento - CEU

Após esse momento nos encaminhamos para o que seria sem duvida o momento mais solene do dia, a sagração da Igreja do Santíssimo Sacramento no CEU. Foi uma celebração rica em simbologia e com uma liturgia muito bem realizada onde as instituições que fazem parte do CEU puderam escutar do Arcebispo de Fortaleza o convite a encontrar em Cristo Eucaristia o centro da sua missão aqui desenvolvida, animando através da espiritualidade eucarística a Fe a Esperança e a Caridade.

Para finalizar o momento, nas telonas colocadas para que o povo assistisse a celebração desde fora da Igreja, foi projetada uma mensagem do frei Hans, presidente do CEU, ausente por motivos de saúde, agradecendo pela colaboração de todos e animando a construirmos juntos o CEU na terra.
Arcebispo ungindo o altar 
Relíquias para o altar (s. João Paulo II, s. Maria Goretti e S. santa Elisabete da trindade)





Nenhum comentário:

Postar um comentário